20081112

corto maltese


pois Corto Maltese é assim mesmo. algum dia numa
das suas aventuras e viagens virá ao teu encontro.
quando os vossos caminhos se tiverem de cruzar,
ele vai deixar em ti a impressão que estiveste na
presença de um dos maiores aventureiros que
cruzaram o globo.

não precisas de o procurar nem de tentar perceber
o porquê dos seus modos, ele simplesmente te
encontrará. misterioso e carismático como só ele.

eu nunca fui muito à bola com as BD´s de Hugo
Pratt (que coisa escandalosa acabei de assumir...), embora reconheça que
Pratt tinha aquele traço bem personalizado e especial.. a BD franco-belga para
mim nunca teve qualquer hipótese de comparação com os comics americanos.
embora agora com mais experiência no campo de desenho de BD, dou muito
mais valor ao franco-belga, em detrimento do muito comercial comic.
desde muito novo tomei conhecimento das aventuras de Corto Maltese nos
álbuns de banda desenhada mas nunca dei muita atenção por achar talvez
um pouco entediante.


tenho um amigo que por mais que uma vez me indicou
a personagem de Corto Maltese
como das melhores na
BD pelo mistério e enredo que as suas aventuras acarretam...

no meu aniversário ofereceu-me o novo filme de animação
das aventuras deste marinheiro na Sibéria.

sinceramente, o filme revelou-se muito bom, melhor que
as BDs. o ambiente e mitologia de Corto Maltese baseia-se
antes de mais, num enorme aproveitar da vida junto ao mar.
por aí, já me conquistaria... mas encontrei muitas semelhanças
entre mim e o marinheiro... Sr. Comandante Corto Maltese.

quem me conhece bem, sabe o fascínio que tenho pelo mar e a manhã perfeita
para mim seria mesmo poder acordar junto ao cais, com uma manhã bem fria
estando enrolado num enorme sobretudo com o vento a fazer-me acordar...
um belo café na mão a ver os barcos a atracar com as gaivotas a voar sobre
nós... e quem é Corto Maltese? essa mesma personagem.

a música ajuda bem
a criar o ambiente para
a introspecção que
habita a alma de Corto
e as belíssimas paisagens
situam-nos em países
longínquos que muitas
vezes questionamos se
alguma vez existiram,
de tão interessantes que
se revelam ao longo da aventura...
mas Corto é mais do que isso, é um homem de acção, ao lado de Rasputin, seu amigo/inimigo de muitas aventuras... mas mais não vos digo para não tirar a piada à descoberta destas personagens! aqui fica o trailer desta aventura, que em português está traduzida como "Corto Maltese Na Sibéria". recomenda-se.


Corto Maltese na Sibéria.
2002
93min aprox.
Lusomundo
Audio : Português (não
façam essa parvoíce)
e Francês
Legendas: Português

Extras: valem a pena para
apaixonados de BD! ;)




Sem comentários: