Tó Trips apresentou na passada 6ºfeira, 26 de junho, o seu novo disco a solo, Guitarra 66. sempre me deu muito gosto acompanhar o percurso deste grande músico, especialmente pelos Dead Combo. mas este disco a solo mostra uma outra faceta um pouco mais livre. Aconselho também o disco de tributo a Jack Kerouac, em duo com o letrista e poeta Tiago Gomes. espero que gostem das fotos. um abraço
BABYLON'S BURNING! the rough'n'ready rise of... PUNK RAWK 1973-1979
punk rawk! nao punk rock! rawk! grunhido, berro e vómito! as primeiras bandas que começaram a fartar-se do glam rock e apontam agora direcções para o made it yourself! uma colectânea de 4 discos, com uma fanzine que encontrei na fnac a um preço bastante convidativo (que se lixem aqueles e-mails a dizer que a fnac é isto e é aquilo, porque dor de coto há muita por esse país fora...).
de Undertones, a New York Dolls, Buzzcocks, X Ray Spex, The Ruts, Avengers, Weirdos até passar por Patti Smith e os óbvios e (mais chatos a meu ver) Sex Pistols e os grandes The Damned. Acho que quem vir esta maravilha por aí algures, vale a pena uma ouvidela, porque o essencial está cá parece-me!!! Nem que seja pela simples vontade de coleccionismo de um pouco de história :) São várias versões, algumas delas ainda não tinham sido editadas, sendo Demo´s ou até gravações da BBC e temas ao vivo! pesquisem! há vários títulos desta colecção, especialmente livros com biografias do movimento punk e tendências deste submundo cultural.
Babylon's burning... a pesquisar! (disponivel na amazon... passo a publicidade) abraços!
deixo dois exemplos... um bem calminho de Patti Smith, fazendo a versão de Hey Joe!
(patti smith @ old grey whistle test apresenta "horses" + "hey joe") (quanto à autoria deste tema... há muito celeuma, existindo vários compositores a reclarem os seus direitos... o que sabemos é que a música foi registada em 1962 por Billy Roberts nos EUA... tudo o resto é história, tendo a música alcançado uma notável visibilidade quando reinterpretada por Patti Smith ou Jimi Hendrix)
hoje acordei bem cedo e nada melhor para começar o dia do que ter estreado no gira discos um LP que já estava à espera há uns tempos de ser girado... a nova reedição do 78-82 dos Xutos... o primeiro longa duração da banda. o primeiro contacto que tive com este disco foi numa gravação que um amigo meu me tinha feito. o pai dele trabalhava numa rádio, antena 3 se não estou em erro, e foi aos arquivos para me fazer uma cópia do CD que eu nunca tinha visto em lado nenhum. temas fantásticos que só tinha ouvido um par de vezes. no primeiro concerto dos Xutos a que assisti, tive a felicidade de poder ver ao vivo temas como Viuvinha, Quero-te e Vôo das Águias. mas eram temas dos quais eu já tinha lido a letra mas não fazia ideia de como soavam! quando ouvi aquele cd acho que fiquei vidrado... aquele pedacinho de pirataria que estava à minha frente estava a mudar a minha forma perante a música. foi o que me transportou para o Punk Rock, já que na altura os temas da banda, só conhecia mesmo os hits... foi há perto de 10 anos já... muitos anos depois, num concerto da banda consegui comprar a edição original que guardei com muito cuidadinho para não gastar :P agora com as reedições do vinil, estes temas ganharam uma nova dimensão. o som é sem dúvida muito melhor, mais profundo e com um impacto brutal. acho que esta ideia de reeditar os discos foi perfeita! deixo-vos aqui um pequeno clip para aguçar a curiosidade. abraços pedro