20090601

78-82

hoje acordei bem cedo e nada melhor para começar o
dia do que ter estreado no gira discos um LP que já
estava à espera há uns tempos de ser girado... a nova
reedição do 78-82 dos Xutos... o primeiro longa duração
da banda. o primeiro contacto que tive com este disco
foi numa gravação que um amigo meu me tinha feito.
o pai dele trabalhava numa rádio, antena 3 se não estou
em erro, e foi aos arquivos para me fazer uma cópia do
CD que eu nunca tinha visto em lado nenhum. temas
fantásticos que só tinha ouvido um par de vezes. no
primeiro concerto dos Xutos a que assisti, tive a felicidade
de poder ver ao vivo temas como Viuvinha, Quero-te e
Vôo das Águias. mas eram temas dos quais eu já tinha lido
a letra mas não fazia ideia de como soavam! quando ouvi
aquele cd acho que fiquei vidrado... aquele pedacinho de
pirataria que estava à minha frente estava a mudar a
minha forma perante a música. foi o que me transportou
para o Punk Rock, já que na altura os temas da banda, só
conhecia mesmo os hits... foi há perto de 10 anos já... muitos
anos depois, num concerto da banda consegui comprar a
edição original que guardei com muito cuidadinho para não
gastar :P agora com as reedições do vinil, estes temas
ganharam uma nova dimensão. o som é sem dúvida muito
melhor, mais profundo e com um impacto brutal.
acho que esta ideia de reeditar os discos foi perfeita!
deixo-vos aqui um pequeno clip para aguçar a curiosidade.
abraços pedro


concerto dos 25 anos, tu ai/falhas.

5 comentários:

Rita disse...

Quase que podia dizer que acompanhas os Xutos há LAAAAAARGOS ANOS.
Mas é melhor não...
Podia soar a presunção...

pedrosilva disse...

cada vez ficam mais LARGOS os anos... tenho de voltar ao ginásio para ver se ficam mais finos :P
e sim, foi a menina que me vendeu o CD na loja dos Xutos :) lembro-me perfeitamente... na altura falavamos pouquinho ainda querida Rita*

Rita disse...

Ui, fui eu?
Na barraca X&P?
Onde, lembras-te?
Há largos anos? Ou nem por isso???

pedrosilva disse...

há largos anos ja!
foi no Rivoli num dos Acústicos...
agora qual deles é que nao te sei dizer, fui no intervalo comprar o disquinho :)

Rita disse...

Largos anos mesmo...
Então sempre é verdade o que eu dizia lá em cima... Acompanhas os Xutos há... sei lá... muitos anos?